15 cidades com culturas estrangeiras no Brasil

15 cidades com culturas estrangeiras no Brasil

Viajar vai muito além de conhecer lugares diferentes, pois, amplia nossa visão de mundo e nos ensina a importância da diversidade.

Sem contar que, cair na estrada e conhecer novas culturas é terapia para alma. Afinal, cada lugar tem seus costumes, gastronomia diversificada e destinos para nos encantar.

Realmente, são cidades para você conhecer e ter a sensação que está fora do país. Desse modo, o Brasil agrega diferentes culturas do mundo.

Neste post, conheça 15 cidades brasileiras com culturas estrangeiras. Então, aproveita para anotar todas as dicas e organizar seu roteiro para os próximos destinos.

1 – Pomerode – SC

Quer conhecer um pedacinho da Alemanha no Brasil? Então, conheça Pomerode lugar perfeito para apreciar belíssimas paisagens.

No verão, em janeiro acontece a Festa Pomerana é conhecida como Oktoberfest sendo o principal evento da cidade.

Certamente, diversos grupos folclóricos, vários desfiles típicos, danças e muita música pelas ruas do município. Além disso, pratos da culinária regional e muito chopp atraem os visitantes.

Por fim, outras atrações, como: o portal da cidade, a Fábrica de Chocolates Nugali, a Vila Encantada, Zoológico de Pomerode e o Museu do Automóvel, entre a Rota Enxaimel chama atenção dos turistas.

Localizada no Estado de Santa Catarina é conhecida por ser “a cidade mais alemã do Brasil”.

Booking.com

2 – Holambra – SP

Conheça Holambra, localizada no interior de São Paulo conhecida por lembrar à terra europeia dos diques e dos moinhos.

Considerada a pequena Holanda brasileira, dessa maneira têm muitos atrativos para conhecer. Conhecer os Campos de Flores é sem dúvida uma atração incrível, pois, a cidade produz cerca de 45% das flores produzidas no Brasil.

O estilo holandês encanta os turistas, visto que a cidade apresenta a Expoflora sendo a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina.

Além disso, experimentar a culinária típica holandesa, tirar foto no portal da cidade, conhecer o local que é realizada a Expoflora e o moinho, e caminhar no Parque Van Gogh é sem dúvida uma experiência marcante.

Booking.com

3 – Blumenau – SC

Conheça um pedacinho da Europa no Brasil, dado que Blumenau é parecida com uma cidadezinha alemã. Sobretudo, destaca-se sua arquitetura típica alemã.

A Vila Germânica têm bares, restaurantes, sorveteria, cafés e souvenirs. Logo, passear na Rua XV e conhecer o Museu da Cerveja, Museu da Família Colonial e o Parque Ecológico Spitzkopf são passeios incríveis.

Além disso, passear na Rua Beira Rio e admirar à vista do Rio Itajaí – Açu é uma experiência maravilhosa.

Caminhar no Parque das Nascentes que possui várias trilhas com paisagens belíssimas, o Parque São Francisco de Assis tem uma grande reserva natural de Mata Atlântica e o Recanto Paraíso Miguel com cachoeiras e riachos são lugares de tranquilidade em meio a natureza.

Booking.com

4 – Penedo – RJ

Conheça Penedo, a pequena Finlândia Brasileira, cercada pela natureza faz sucesso entre os turistas. Afinal, as cachoeiras são uma ótima opção no verão.

Localizada em Itatiaia no estado do Rio de Janeiro, na Serra da Mantiqueira – lindíssimo distrito de Penedo tem muitos imigrantes finlandeses na região.

A gastronomia típica, a pequena Finlândia é um dos principais pontos turísticos de Penedo, sendo que sua arquitetura encanta os visitantes. E, também na vila funciona um shopping a céu aberto.

Desse modo, no local têm lojinhas, cafeterias, restaurantes e souvenirs. Além disso, também tem a casa do Papai Noel para animar ainda mais as crianças.

Sem contar que, para os amantes de chocolate tem muitas lojinhas por lá. Se você gosta de se aventurar, então, nada como conhecer o Pico do Penedinho.

Então, aproveita para conhecer o Parque Nacional de Itatiaia lugar incrível e cheio de encantos, pois, no local à fauna e à flora são belíssimas transforma seu passeio deslumbrante e com muita aventura em meio a natureza.

Booking.com

5 – Castrolanda – PR

Conheça a Colônia Holandesa em Castro no estado do Paraná, pensa em um lugar que apresenta uma estrutura incrível para se sentir na Holanda.

Definitivamente, os imigrantes holandeses têm uma cultura diversificada. No local, situa-se um dos maiores moinhos de vento do mundo.

Ao lado, tem um museu do Centro Cultural de Castrolanda. Afinal, nada como ler e entender melhor a história da imigração holandesa da região.

Booking.com

6 – Carambéi – PR

A pequena cidade de Carambeí no estado do Paraná foi fundada por imigrantes holandeses. Tal qual, a cidade proporciona um grande potencial turístico, histórico e gastronômico.

Além disso, o turismo rural, de eventos e negócios faz o município receber muitos turistas. Para quem visitar a cidade não deixe de conhecer o Parque Histórico de Carambeí, pois, o lugar é belíssimo e retrata a história dos imigrantes na cidade.

Desse modo, apresenta um acervo de maneira atraente e interativo proporcionando aos visitantes uma rica experiência cultural.

Conhecer também, a Cachoeira do Tamanduá; a Capela Imaculada; o Monumento à Bíblia e o Orquidário. Além disso, para ter contato com a natureza tem o Parque Nacional dos Campos Gerais e a Represa dos Alagados.

Booking.com

7 – Bento Gonçalves – RS

Para os amantes de um bom vinho, a Serra Gaucha é a maior região vinífera do Brasil. Assim, a cidade de Bento Gonçalves, os vinhedos da cidade, lembram muito a cidade de Toscana na Itália.

O Vale dos Vinhedos, considerado o principal destino ecoturismo do Brasil, desse modo oferecem visitas nas vinícolas. Além de deslumbrar a paisagem recheada de parreiras.

Outro destino bastante visitado é o Caminho das Pedras (casas históricas construídas durante a colonização italiana), o Vale das Antas (rota das cantinas históricas e o Caminho de Eulália, onde as casas históricas da formação do município foram mantidas.

Seguros Promo

8 – Nova Petrópolis – RS

A cidade de Nova Petrópolis têm muitos atrativos para conhecer, sendo que sua colonização foi alemã.

Por isso, os pontos turísticos lembram essa cultura, a gastronomia com sabores diversificados e a arquitetura cheia de curiosidades encanta os turistas.

A maioria da população é de origem germânica, pois, abrange várias regiões do antigo Reino da Prússia. Na cidade, tem vários roteiros turísticos, como: roteiro autoguiado de natureza (Caminho das Colônias, Morro Malakoff e Pinhal Alto).

Além disso, também tem Malakoff Ecoturismo, Caminhos germânicos, Alemães do Sul, Ecoviv, Cooperativismo e a Rota Cervejeira.

Seguros Promo

9 – Campos do Jordão – SP

Campos do Jordão é chamada de “Suiça Brasileira”, visto que apresenta uma arquitetura incrível baseada nas construções europeias e pelo seu clima frio pela média brasileira.

Por isso, vários turistas preferem conhecer a cidade no inverno. O município encanta em qualquer época do ano com muitos atrativos para conhecer.

Para quem ama belíssimos jardins não deixe de conhecer o Parque Amantikir, pois, o lugar rende muitos cliques.

Entre os atrativos, a Vila Capivari está localizada no coração da cidade, visto que um bairro nobre com excelentes opções gastronômicas.

Além de restaurantes e bares, por lá você encontra várias lojinhas. Inclusive, shoppings, galerias e lojas de chocolates.

Atrações em meio a natureza chama atenção dos turistas, como: andar de quadriciclo, subir a picos e apreciar de perto o meio ambiente.

10 – Paraty – RJ

Paraty é uma excelente opção, pois, a cidade tem muita cultura e lugares paradisíacos para conhecer.

Apresenta assim, edificações antigas do século XVIII e XIX, parece muito com o bairro Almada localizado em Lisboa em Portugal.

O Centro Histórico tem casarões coloniais, caminhar pelas ruas construídas em pé de moleque é um verdadeiro retorno ao passado. Desse modo, chama atenção dos turistas.

As atrações não param por aí, já que o município tem paisagens naturais belíssimas, pousadas charmosas e uma excelente gastronomia.

Se você ama praia é o lugar ideal para curtir, visto que a cidade está em uma das mais lindas baías do país.

Sendo assim, está cercada por praias e ilhas, oferece passeios com cenários incríveis em meio ao intenso verde da Mata Atlântica.

11 – Monte Verde – MG

Considerada a “Suíça brasileira”, Monte Verde é uma Vila do município de Camanducaia no estado de Minas Gerais.

A Vila é incrível e com muitos atrativos para conhecer, visto que para os apaixonados tem muitos lugares românticos.

Cercada por montanhas na Serra da Mantiqueira tem construções em estilo europeu, por sua semelhança com os Alpes suíços é ideal para quem quer ter contato com a natureza.

No inverno, a Vila é muito requisitadas pelos turistas devido sua baixa temperatura e da para aproveitar em qualquer época do ano.

Afinal, tem muitas opções de pousada aconchegantes e uma excelente gastronomia. Assim para os aventureiros também tem diversos passeios como trilhas para fazer.

Dessa forma, um dos passeios mais procurado é da Pedra Redonda uma das trilhas mais populares da cidadezinha, das quatro pedras mais altas da cadeia de montanhas que adorna a Vila.

12 – Prudentópolis – PR

A cidade de Prudentópolis localizada no estado do Paraná se destaca pela cultura ucraniana, já que o município recebeu muitos imigrantes.

Festas típicas da cultura ucraniana é um sucesso entre os turistas na cidade. Além disso, tem muitas belezas naturais como diversas cachoeiras que chega até 100 metros de altura.

Considerada a “Capital do Mel”, por seu manancial na comercialização do produto.

13 – Gramado – RS

Gramado, uma das cidades mais visitadas do Brasil têm muitos atrativos para conhecer. À primeira vista, os turistas ficam encantados com a arquitetura própria da colonização europeia.

A cidade tem forte influência alemã e italiana, assim destaca-se na gastronomia diversificada nas pousadas atraentes e nos diversos passeios.

Localizada a cerca de 110 km de Porto Alegre tem atrativos o ano todo, desse modo vale a pena escolher sua época favorita do ano para visitar.

Seja no inverno, para se deliciar com chocolate quente e o fondue muito famoso na cidade e aproveitar as baixas temperaturas. Sobretudo, você poderá conhecer a neve.

No verão, tem alta temperatura, mas cada estação tem seu encanto. Então, aproveite qualquer época do ano.

Lembrando que, o Natal Luz é um evento que acontece todo ano no município deixando Gramado iluminado e com decoração especial.

Seguros Promo

14 – Domingos Martins – ES

Conheça o município charmoso na região serrana capixaba, Domingos Martins tem forte influência alemã e italiana.

Localizado a cerca de 42 km da capital de Vitória no estado do Espírito Santo. A cidade é cercada por montanhas, visto que também apresenta um clima ameno, frio para os padrões brasileiros.

Além disso, destaca-se a Pedra Azul que é muito visitada por sua beleza que apresenta uma coloração azulada, dependendo da incidência de luz solar.

Por fim, nada como se hospedar em excelentes pousadas e saborear a culinária local.

15 – Olinda – PE

Olinda, conhecida como “Lisboa pequena”, a mais antiga cidade brasileira declaras Patrimônio Histórico e Cultural.

Cidade incrível, apresenta assim, uma arquitetura quinhentista com várias igrejas e conventos barrocos e mantém o seu traçado urbano colonial.

Além de sua beleza natural, a cidade é um dos mais importantes centros culturais do Brasil. Dessa forma, também é famosa no carnaval pelo motivo de ser um dos melhores destinos para curtir a folia.

Um dos principais atrativos é a visita a Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda, pois, conta a história de uma das principais tradições da cidade.

Portanto, é riquíssima em cultura e destaca-se também na culinária nordestina com delícias da gastronomia regional.

Para ler mais

Conheça o Parque Histórico de Carambeí no Paraná

Campos do Jordão: O que fazer em 3 dias

Paraty: O que fazer em 4 dias – Sarapateando

Monte Verde: O que fazer em um final de semana

Olinda: Melhores pontos turísticos – PE

Monte sua viagem aqui!

O Blog Sarapateando tem diversos parceiros. Ao clicar nos links abaixo vocês ajudam a manter o site e não pagará mais por isso. Assim, continuaremos trazendo mais conteúdos para o blog. 

  • BOOKING – Hospedagens, hoteis, pousadas, casas e apartamento para temporada – Sempre fechamos nossas estadias com a BOOKING, pois disponibilizam os melhores preços! Acesse o site – Clique aqui
  • RENTCARS – Aluguel de carro – Compare os melhores preços em mais de 180 locadoras de veículos – Clique Aqui!
  • REAL SEGUROS – Compare e escolha o melhor Seguro Viagem – Clique aqui.
  • HOTEL URBANO– Oferece os melhores pacotes de viagens! Aproveite as promoções! Clique aqui.
  • AMAZON – compras online, entrega rápida – CLIQUE AQUI.
  • MAGAZINE LUIZA – compras online, entrega rápida – CLIQUE AQUI.
  • PASSAGENS PROMO – confira as melhores ofertas de passagens aéreas para sua viagem – CLIQUE AQUI.

Gostou do post? Compartilha com os amigos que gostam de conhecer diversas culturas. Qual outra cidade se encaixa nesta lista? Deixe nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo
error: Conteudo protegido!