Passo a passo para planejar sua viagem

Brasil, Carousel, Dicas/Artigos de viagens, Viagens , , , , , , , , ,

Nada melhor do que viajar e desbravar novos destinos, podendo assim, colecionar momentos.

Enriquecer com as novas culturas, descobrir lugares diferentes, logo, adquirir experiências inesquecíveis

Os momentos são únicos, por isso, é muito importante prestar atenção nos detalhes do seu planejamento.

“O propósito da vida é vivê-la, experienciá-la ao máximo, agarrar avidamente e sem medo experiências mais ricas e novas”. Eleanor Roosevelt

Portanto, antes de cair na estrada, confira o passo a passo de como planejar um roteiro de viagem.

Como planejar um roteiro de viagem

O roteiro de viagem é uma bússola para o viajante, visto que, ajuda organizar e cumprir seus objetivos. Entretanto, o roteiro irá ajudar na programação da sua viagem, incluindo os lugares e passeios que você pretende conhecer.

Dessa forma, lembre-se que o roteiro é flexível e na hora da viagem poderá alterar de acordo com seus momentos.

Dicas:

  • Em primeiro lugar, faça uma lista dos lugares que você gostaria de conhecer;
  • Obtenha informações sobre os destinos que você se interessa, assim, ficará mais fácil para escolher os lugares;
  • Pesquise em sites e blogs de viagens informações sobre seus lugares favoritos, pois, à leitura dará um norte nas suas escolhas;
  • Defina quantos dias será sua viagem e o mês do ano, dessa maneira, ajudará você obter as melhores opções da sua lista de desejos;
  • Antes de escolher seu destino, pesquise sobre o clima e a melhor época para viajar, dado que, é importante verificar sobre a alta temporada e as datas festivas do lugar que pretende conhecer;
  • Normalmente, nem todos os lugares são interessantes o ano todo, portanto, alguns destinos podem ser mais especiais em datas específicas;
  • Importante pesquisar sobre o clima e a temperatura do lugar, dado que, isso ajudará na hora de montar sua mala e organizar as roupas adequadas;
  • Avalie seu orçamento, visto que, é importante saber o valor que você pode gastar na viagem isso ajudará eliminar alguns destinos da sua lista de prioridades;
  • Enfim, pesquisar um pouco sobre cada roteiro e avaliar os preços dos passeios, transporte, hospedagem e alimentação é fundamental para verificar se está dentro do seu orçamento previsto.

Caso sua escolha for uma viagem internacional, então, verifique quais são as regras do país para emissão do passaporte e do visto se for necessário.

Escolha seu destino

De acordo com suas preferências escolha seu destino para organizar com calma sua viagem. Assim, você poderá pesquisar sobre os melhores pontos turísticos, escolher o meio de locomoção e a hospedagem.

Dicas:

  • Faça uma lista dos melhores pontos turísticos do lugar, dessa forma, você poderá ligar nos lugares e saber se a entrada é gratuita ou não;
  • Pesquise em blogs de viagens e assista vídeos sobre os lugares, pois quanto mais informações você tiver será mais fácil suas escolhas;
  • Siga perfis sociais sobre o seu destino, desse modo, facilitará para descobrir atrações às vezes quase inexploradas;
  • Uma excelente opção é seguir também as “hashtags”, contudo, converta seu Instagram em um guia de viagens e se inspire em várias descobertas.

Acessem nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsPo8JxBDrD3A89YXLrzoWg

Defina o meio de transporte

É muito importante definir qual será o meio de transporte utilizado na viagem, visto que, as passagens aéreas normalmente quando comprada com antecedência os preços são mais acessíveis.

No entanto, se preferir ir de carro (se for viagem nacional) no site https://www.mapeia.com.br/ você pode cotar os valores dos gastos com combustível e pedágio.

Agora se for de avião uma boa opção é cotar os valores de um carro para se locomover no local, da mesma forma, vale a pena verificar outros meios de transporte.

Uma excelente opção é verificar se na cidade de destino possui uber, pois alguns fatores como acessibilidade a atrações e o custo do estacionamento, trânsito exorbitante, devem ser levados em consideração.

Defina qual será a hospedagem

Após pesquisar sobre o que fazer no destino, sendo assim, será melhor para definir qual será sua hospedagem. E também é claro, como já escolheu o meio de locomoção saberá indicar uma melhor localização da estadia.

Existem diversos sites para verificar a estadia, como hotel urbano, booking, entre outros, mas não esqueça de ler sobre suas avaliações e verificar o custo-benefício.

Interessante também fazer uma reserva que dê para cancelar ou queira mudar devido o preço, dessa maneira, você poderá alterar sua opção.

Pesquise sobre a gastronomia do local

A gastronomia é essencial quando decidimos viajar, pois, proporciona grande satisfação no nosso paladar. Portanto, pesquisar sobre a culinária típica da região é interessante, assim você terá ideia dos restaurantes que quer conhecer.

Contudo, antes de chegar ao destino faça uma lista dos melhores restaurantes do lugar e aproveite para anotar as dicas do local, uma vez que, terá ideia dos valores e poderá adequar ao seu orçamento.

Defina um roteiro por dia do que fazer na viagem

Agora com quase tudo pronto, depois que anotou o que fazer, onde se hospedar e o meio de locomoção será fácil montar um roteiro por dia.

Assim, organize os passeios conforme a proximidade das atrações. Priorize os pontos turísticos e os passeios que estão na mesma região, pois ajuda economizar tempo.

Avalie também o tempo para cada atração, dessa forma, evitará colocar muitas programações no mesmo dia. Viajar é fonte de inspiração, por isso, faça tudo com calma e planejamento.

Usufrua de tudo, mas lembre-se de deixar tempo livre em alguns dias. Já que, pode aparecer algo inusitado e mudar suas prioridades.

Não esqueça de estipular um tempo para serem feitas as refeições, visto que, apreciar à culinária também exige tranquilidade.

Aproveite sua viagem da melhor maneira

Em conclusão, depois que anotou todas as informações necessárias bora viajar e aproveitar tudo da melhor maneira.

Curta os momentos e aproveite para registrar através de fotos ou vídeos, com certeza, você terá grandes recordações e voltará cheio de histórias para contar. E já se prepare para o próximo destino!

Como você costuma organizar suas viagens? Deixe nos comentários.

Beijos e até mais!!

8 thoughts on “Passo a passo para planejar sua viagem

  1. São dicas maravilhosas para organizar uma viagem fazendo, com que ela não se torne um pesadelo.
    Parabéns pelo conteúdo de qualidade!
    Bora desbravar esse Brasil maravilhoso!!!!

  2. Ótimas dicas… Quando fizer a próxima viagem esse blog me ajudará muito.
    Obrigada, Vanessa, por compartilhar seus momentos e fazer uma resenha dos passeios.
    Lugares lindos ❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *