Complexo rochoso Pedra do Baú – São Bento do Sapucaí/SP

Brasil, Carousel, São Bento do Sapucaí, São Paulo , , , , , , , ,

O conjunto de rochas Pedra do Baú é um dos principais atrativos do município de São Bento do Sapucaí, sendo assim, atrai muitos turistas na região.

Em meio à deslumbrante natureza na Serra da Mantiqueira está a Pedra do Baú, Bauzinho e Ana Chata.

Portanto, vamos contar como foi nossa aventura nesse lugar encantador. Em outubro de 2020 estivemos em Campos do Jordão, pois, às duas cidades são próximas e fomos conhecer o complexo rochoso.

Na entrada possui um estacionamento que pagamos R$ 10,00 por pessoa, dado que, eles cobram apenas uma taxa ambiental para entrar no local.

No entanto, só é liberado a subida de veículos até o início das trilhas (estacionamento do Bauzinho), mediante a comprovação, para pessoas com mais de 60 anos e pessoas com mobilidade reduzida.

Além de gestantes e crianças com idade igual ou inferior a 3 anos – do contrário o veículo fica no estacionamento da portaria e tem que subir a pé.

Após deixar o carro no estacionamento, seguimos a pé, totalizando aproximadamente 1200 metros de percurso.

Na primeira subida rsrsrsrsrs já chegamos no topo sem fôlego, resultado precisamos urgente de uma academia, mas valeu cada momento.

Logo no meio do caminho mais ou menos uns 400 metros encontra-se o primeiro atrativo: Mirante do Caramuru que dá acesso a uma rampa de voo livre.

Mirante do Caramuru

À primeira vista, é incrível e para quem ama fotografar com certeza rende muitos cliques.

Depois que, paramos e descansamos continuamos o percurso, com mais uma caminha de uns 300 metros chegamos na entrada da trilha que dará acesso a Pedra do Bauzinho.

Pedra do Bauzinho

Como gostamos de um passeio mais tranquilo subimos na famosa Pedra do Bauzinho, logo, rendeu muitas fotos.

Para quem procura uma trilha de nível fácil, podendo assim, levar crianças a do Bauzinho é bem tranquila. Sendo assim, tem duração de uns 10 minutos.

Contudo, é um local para relaxar e contemplar uma exuberante natureza. De lá, tem-se uma vista da Pedra do Baú.

Trilha da Ana Chata

Não fizemos essa trilha, pois, ela é um pouco mais longa e com maior grau de dificuldade. Sua extensão é de 1830 metros e leva mais ou menos 1 hora para percorrê-la.

O acesso ao cume é feito por escadas instaladas na rocha.

Trilha do Baú

A trilha do Baú já é considera de difícil acesso, visto que, tem 1790 metros de extensão e tem duração de cerca de 1 hora e meia.

Por isso, trata-se de uma opção para trilheiros mais experientes devido à dificuldade pela extensão e do relevo.

Recomenda-se a contratação de um instrutor experiente para acompanhar. Além disso, tem que usar os equipamentos obrigatório de segurança.

Dicas e normas

  • Horário de funcionamento de segunda a domingo das 09h às 17h, mas devido à pandemia entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (12) 3971-6110 ou (12) 9 9632-1017.
  • Para acessar a Pedra do Bauzinho não faz necessário agendamento, porém, para subir na Pedra do Baú e Ana Chata necessita agendamento pelo site:
  • Estão isentos da taxa de preservação ambiental idosos acima de 60 anos, crianças com idade igual ou inferior a 12 anos e moradores do município, desde que apresentem a Carteirinha de Morador emitida pela Secretaria de Meio Ambiente.
  • Importante passar repelente, já que, a trilha é feita em meio à natureza.
  • Passar protetor solar e levar uma garrafinha de água.
  • Usar roupa confortável.

Para saber como chegar e para maiores informações clique nos botões abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *