Conheça o Centro de Campinas/SP – Principais ruas

Conheça o Centro de Campinas/SP – Principais ruas

O Centro de Campinas concentra uma parcela bastante expressiva do comércio e dos serviços. Assim, é considerado o terceiro município mais populoso de São Paulo.

Além disso, contempla patrimônios históricos e culturais, é uma região que mantém uma grande estrutura voltada a educação, saúde e segurança.

Deste modo, possui uma grande quantidade de escolas e hospitais como a Casa de Saúde, Maternidade de Campinas, Vera Cruz, entre outros.

Portanto, chama atenção dos visitantes conhecer o Centro, devido a grande variedade de lojas e preços acessíveis.

Entretanto, a Avenida Francisco Glicério é considerada a principal avenida da cidade, nas proximidades está localizada a Igreja Catedral Metropolitana de Campinas, na Praça José Bonifácio conhecida como Largo da Catedral.

Assim, a estrutura da Igreja Catedral Metropolitana inaugurada em 1883 é um marco histórico na cidade. Sobretudo, possui seu interior no estilo Barroco e fachada Neoclássica.

Rua Treze de Maio

À primeira vista, a rua Treze de Maio chama atenção dos consumidores, pois, recebe muitas pessoas em virtude do comércio.

Sendo assim, transformada na década de 70 no único calçadão da cidade, visto que, no calçadão somente circulam pessoas e contém inúmeras lojas com várias variedades de produtos, como: vestuários, calçados, eletrodomésticos, entre outros.

Além disso, também contém lanchonetes e restaurantes.

Largo do Rosário

O Lago do Rosário igualmente conhecido como “Praça dos Pombos”, uma área utilizada para eventos como shows e manifestações.

A princípio, a praça surgiu a partir da construção da Igreja do Rosário, inaugurada em 1817, mas à igreja foi demolida para aumentar a avenida Francisco Glicério em 1956.

Praça Bento Quirino

A Praça Bento Quirino, visto que, batizada em 1889 pelo nome Bento Quirino, fica localizada entre as ruas Barreto Leme, Sacramento, Barão de Jaguara e Benjamim Constant.

Construída em 14 de julho de 1774, tem 246 anos.

“Bento Quirino desde cedo começou a trabalhar no comércio com residência e estabelecimento na Rua Sacramento, no edifício atualmente ocupado pela “Escola Politécnica Bento Quirino”, quando na pandemia de febre-amarela assolou a região em 1889, prestou tão elevados serviços a cidade que a população agradecida fez colocar uma placa alusiva na faixada de seu estabelecimento.

Foi eleito vereador pelo Partido Republicano ainda à época da Monarquia. Fundou a Santa Casa de Misericórdia de Campinas, onde auxiliou o Padre Vieira e foi diretor da Companhia de Iluminação a Gás.

Foi um dos fundadores do “Colégio Culto à Ciência” e da Companhia de Água, além de presidente da Companhia Mogiana sócio benemérito de todas as associações Campineiras.

Monumento Túmulo a Carlos Gomes

A Igreja do Carmo está localizada na parte mais antiga da cidade, sendo que, na frente encontra a Praça Bento Quirino e o Monumento Túmulo a Carlos Gomes.

No entanto, Carlos Gomes foi o mais importante compositor de ópera brasileiro. Portanto, destacou-se pelo seu estilo romântico com o qual obteve carreira de destaque na Europa.

Entretanto, o Monumento Túmulo a Carlos Gomes foi inaugurado quase 10 anos depois de sua morte.

Igreja do Nazareno

A Igreja do Nazareno localizada na região central de Campinas, dado que, foi inaugurada em Outubro de 1958 e tem 62 anos. Assim, o objetivo da igreja é avançar o Reino de Deus através da propagação da santidade cristã, como explícitas nas escrituras.

Para maiores informações acessar o site da igreja:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo
error: Conteudo protegido!