10 dicas para economizar e viajar mais – Sarapateando

10 dicas para economizar e viajar mais – Sarapateando

Abordar este assunto é de grande importância, já que, economizar nas finanças rende grandes benefícios para você e sua família.

A questão financeira influência muito na vida familiar, pois, sem estrutura e objetivos fica difícil realizar nossos sonhos. Sabemos que, viajar nos faz bem e saímos da rotina.

Desse modo, conhecer novos lugares ou voltar nos lugares que nos dá prazer alivia nosso estresse e melhora nossa mente. Portanto, à economia familiar é muito importante mudanças simples no dia a dia pode mudar toda situação.

Pensando nisso, preparamos 10 dicas para economizar e viajar mais.

1 – Faça uma lista dos seus objetivos

Objetivo é sinônimo de alvo, definindo melhor, algo a ser atingido. Definitivamente, trata-se o que você deseja para o futuro.

Faça uma lista dos seus objetivos, assim, após colocar no papel suas metas fica mais fácil se organizar. Comece escrevendo todas as coisas que gostaria de fazer e ainda não fez, reflita sobre suas habilidades que julga ter.

Além disso, liste seus maiores sonhos quando escrevemos nossas metas e objetivos criamos estratégias e nos planejamos melhor.

Por isso, planejar é importante cada tarefa a ser cumprida está ligada a nossa organização mental e a autoestima de conseguir positivamente realizar algo em nosso próprio benefício.

2 – Anote em uma planilha seus gastos

Anotar em uma planilha todos os seus gastos é a melhor ferramenta de organização, pois, facilita você a controlar seu dinheiro. Assim, saberá onde está investindo e o que precisa melhorar.

Mesmo se o valor for pequeno marque na planilha, dessa forma, no final do mês você terá seu mapeamento financeiro.

Nas nossas planilhas listamos por categoria, como: alimentação, combustível, saúde, cartão de crédito, diversão, extras, entre outros. Desse modo, você acostuma organizar as despesas.

3 – Corte gastos desnecessários

Após verificar na planilha todos os gastos mensais classifique-os pelo nível de importância. Assim, ficará fácil tirar da lista todos os gastos desnecessários. Dessa maneira, elimine do seu orçamento tudo o que for irrelevante.

4 – Organize e pague suas dívidas

Dívida acaba com a estrutura familiar, portanto, é difícil fazer economia tendo dívida. Em primeiro lugar, se organize e comece eliminando pagamentos em atraso, empréstimos e não faça outras dívidas no momento que você está quitando as anteriores.

Tenha foco por mais que os primeiros meses o dinheiro fica escasso, lembre-se que ao quitar você será beneficiado.

Empresas, normalmente, dão desconto para abater dívidas se for pagamento à vista e também fazem acordo para facilitar as parcelas.

5 – Faça uma reserva financeira para economizar mais

Especialistas em finanças aconselham todas as pessoas terem uma reserva financeira, visto que, esse dinheiro é para emergências.

Temos que ter em mente que o inesperado pode acontecer mesmo antes de começar guardar dinheiro para seus objetivos é recomendado garantir uma reserva devido aos imprevistos.

Desse modo, a empresa Me Poupe ensina sobre educação financeira e dá várias dicas gratuitas no Youtube. Outro especialista Gustavo Cerbasi também ensina sobre finanças no Youtube.

Assim, aprendendo sobre educação financeira vai saber planejar melhor e investir seu dinheiro.

6 – Evite parcela no seu cartão de crédito

O cartão de crédito para as pessoas que não sabem utilizar pode gerar muitas dívidas, portanto para utilizar seu uso deve ser consciente.

Não faça parcelas para se endividar, mas use à vista quando utilizar, nunca pague o mínimo da fatura e sim o valor total.

O cartão pode ser seu aliado, contudo se não souber usar vira uma “bola de neve” e os juros são altíssimos. Dessa forma, utilize-o conscientemente a seu benefício.

Para viajar mais você pode utilizar seu cartão para juntar milhas e ter desconto nas passagens aéreas, o cartão acumula pontos que você pode vender caso não for utilizar.

Assim, conheça as vantagens de usar o cartão de crédito a seu favor, então verifique esse serviço com seu banco.

7 – Faça lista para ir ao supermercado

Alimentação é um bem necessário, porém várias pessoas não tem controle financeiro sobre esse item tão importante quando vão ao supermercado. Desse modo, quando for fazer compras faça lista das coisas que está faltando na sua casa.

Verifique na lista e não deixe ser levada pela emoção, assim, facilita sua rotina e você gastará somente o necessário.

Importante verificar as datas de validade dos produtos, dessa maneira, vai evitar desperdícios. Para guardar mais dinheiro para viajar nada melhor do que ter autocontrole nas finanças.

8 – Economize em restaurantes

O autocontrole é primordial para ter uma vida financeira tranquila, dessa forma, economize em restaurantes. Alguns cortes em gastos são necessários para viajar mais.

Fazer em casa uma comida especial fica muito mais em conta do que comer fora. Mas, também não precisa generalizar de vez em quando ir a um restaurante é importante.

Alimentação representa uma boa parcela do orçamento familiar, assim, se você souber gerenciar esse item poderá guardar mais dinheiro para viajar e poder aproveitar os restaurantes na sua viagem.

9 – Verifique os gastos mensais para economizar mais

Os gastos mensais, como contas de águas, luz e internet também tem como economizar. Assim, passos simples para cortar excessos e diminuir suas contas fixas para aliviar seu bolso faz toda diferença.

Algumas dicas:

  • Manter as torneiras sempre fechada na hora que estiver lavando à louça, escovando os dentes, desse modo, seu bolso agradece quando chegar a fatura;
  • Reaproveitar à água da máquina de lavar roupa para lavar a área, por exemplo, ajuda no orçamento;
  • Não demorar no banho, visto que, o chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consome energia;
  • Verificar se tem vazamentos de água, dessa forma, arrumar esses itens evita subir a fatura;
  • Usar lâmpadas de LED, dado que, essa economia renderá 70% dos gastos em energia;
  • Prestar atenção na bandeira que está à conta de luz, pois, a falta de chuva aumenta o consumo.

10 – Faça renda extra

Todas as pessoas possuem habilidades, portanto, liste as suas e faça renda extra para complementar seu orçamento.

Algumas sugestões, como: confeccionar artesanatos, aulas particulares, serviços estéticos, edição de vídeo, vendas, design gráfico, assistência virtual, freelancer, entre outros.

Por fim, você fará o seu horário de trabalho, escolha as melhores formas para divulgar e bora ganhar dinheiro para viajar mais.

Gostou das dicas? Compartilha com seus amigos que ama viajar.

Para ler mais

Passo a passo para organizar sua viagem

Guia prático 10 dicas para arrumar a mala de viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo
error: Conteudo protegido!