Guia prático: 10 dicas para arrumar a mala de viagem

Guia prático: 10 dicas para arrumar a mala de viagem

Viajar sempre é ótimo, mas na hora de arrumar as malas muitas pessoas têm dúvida de como organizar para levar todos os itens necessários.

Neste post, Sarapateando criou um guia prático para você arrumar sua bagagem. O que realmente é necessário? Como escolher o que é de fato importante? O que não pode faltar na mala?

Para ajudar você se organizar, dessa forma, confira uma checklist para planejar sua mala com 10 dicas práticas de como arrumar a sua bagagem para viagem.

1 – Verifique como está o clima

Na semana de viajar é muito importante verificar a meteorologia, pois, vai evitar muitos problemas. O clima pode influenciar nas escolhas das peças de roupas para organizar sua bagagem.

Assim, ao escolher um destino turístico verifique como está o clima para os próximos dias. No site – Climatempo mostra a previsão, históricos de dados meteorológicos, traz informação sobre: quantidade de dias com e sem chuva, velocidade dos ventos e umidade do ar.

2 – Faça uma lista dos itens para não esquecer

Nas nossas viagens sempre fazemos uma lista para se organizar, assim, evita esquecer os itens essenciais para viagem. Para não passar sufoco nada melhor do que se programar com antecedência, desse modo, seja frio ou calor, viagens de carro, ônibus ou avião há várias coisas que devemos tomar cuidado para não esquecer.

Faça também uma lista do seu destino, dessa maneira, já separa as roupas especiais, caso for à festa, jantares ou templos religiosos. Portanto, na lista recomenda colocar somente o necessário e evitar excessos.

3 – Separe as roupas antes de colocar na mala

Antes de colocar as roupas na mala separe as peças, sapatos, acessórios e verifique antes de começar guardar. Dessa maneira, você saberá à quantidade exata que deve levar.

4 – Busque equilíbrio nas peças

Após verificar como vai estar o tempo nas próximas semanas, assim, fica mais fácil para escolher suas roupas. Escolher tecidos que não amassa é uma excelente opção, já que a praticidade dessas peças facilita seu dia a dia.

Alguns tecidos, como: poliéster, microfibra, elástano (lycra) e acetato não precisam passar. Dessa forma, facilita até seu tempo na viagem.

Levar menos parte debaixo, como (shorts, calças jeans, legging e saia), colocar mais parte de cima. Desse modo, você calcula até 3 looks trocando apenas a parte de cima com apenas uma peça da parte debaixo.

Coordene as cores das roupas prefira peças que combinem entre si. Dessa forma, escolha um conjunto de quatro cores que pode ser duas neutras e duas coloridas.

5 – Qual sapato escolher e como organizar na mala?

Os sapatos para levar na mala sempre geram dúvidas, assim, arrumar a mala é sempre um desafio. Por isso, os sapatos devem ser versáteis e render várias combinações. O chinelo, por exemplo, é um item obrigatório em qualquer bagagem.

O tênis sempre que viajo já vou usando, desse modo, não ocupa espaço na mala, já que é super confortável. A rasteirinha é uma boa opção com qualquer roupa.

Sapatilha combina com roupa de verão e inverno. Portanto, na hora de escolher os sapatos pensa no objetivo da viagem, nos sapatos confortáveis e escolha 3 que combinem com seus looks.

Para organizar na mala coloque em sacos de tecidos ou sacos plásticos, dessa maneira, evita sujar suas roupas.

6 – Cosméticos: O que não pode faltar na sua viagem?

Bolsa feminina, normalmente é um mistério sempre cabe mais coisas rsrsrsrs, sendo assim, são duplas inseparáveis. Alguns produtos não pode faltar na nécessaire para o dia a dia, então também não pode deixar de levá-los na sua viagem.

Dicas práticas para levar na sua viagem:

  • Recomenda-se levar produtos, como: condicionador, shampoo e creme em frasco menor, principalmente, se sua viagem for de avião. Assim, os produtos vão ocupar menos espaço;
  • Lembrando que, se a viagem for internacional os produtos líquidos tem que estar em embalagem de até 100 ml;
  • Não esquecer protetor solar, pois mesmo se o seu destino não for na época do calor o tempo sempre nos surpreende;
  • Separe as principais maquiagens para levar, contudo não esqueça os lenços demaquilantes;
  • Uma opção também são os perfumes em bastão, assim, poderá deixá-los na bolsa de mão;
  • Viagem de avião, desodorante aerosol não pode ir na bagagem de mão, mas somente na mala registrada.

7 – Organize as roupas na mala

Para facilitar a organização das roupas na mala você deve colocar as peças mais pesadas na parte debaixo da mala, sendo assim, depois de colocar as calças coloque os outros itens da parte de cima.

As roupas leves dobra-se em pequenos retângulos ou faça rolinhos. Dessa forma, as duas maneiras dá certo e fica organizado. Os eletrônicos sempre colocamos em uma mochila, pois, entra na bagagem de mão.

8 – Importante segurança na bagagem

É muito importante segurança na bagagem, por isso não esqueça de colocar cadeado. Nas minhas malas quando faço viagem de avião também coloco um fitilho na mala para identificar, principalmente, quando preciso despachar.

Infelizmente pode acontecer extravio de bagagem, portanto para embarcar mais seguro segue algumas dicas:

  • Objetos frágeis e de valor recomenda-se levar na bagagem de mão;
  • Importante fazer uma lista dos objetos que você está levando, visto que fotografe também por fora e por dentro;
  • Quando for viajar para fora do país uma dica use cadeado TSA, pois, esses cadeados os funcionários do aeroporto conseguem abrir sem danificar o cadeado.

9 – Deixe sempre um espaço na mala

Normalmente, para fazer as malas queremos colocar muitas coisas, mas nem sempre são objetos necessários. Desse modo, deixe sempre um espaço na sua mala vai ajudar caso você compre alguma lembrança na viagem.

Coloque as meias dentro dos calçados, assim, vai economizar espaço. Uma opção também é colocar os produtos de higiene em sacos zip lock, as roupas leves dobra-se em pequenos retângulos ou faça rolinhos.

10 – Tamanho da Bagagem de Mão e Bagagem Despachada

A bagagem de mão você não precisa despachar, assim, você leva na cabine sem custo adicional. Já a bagagem despachada você despacha no momento do check-in onde é levada para o porão da aeronave.

A bagagem de mão, uma mochila ou mala pequena de até 10 kg medindo 25 cm de largura por 55 cm de comprimento.

Agora um artigo pessoal que vai embaixo do acento (bolsa, sacola, mochila de notebook), tem que ter 20cm de fundo, 35 cm de largura e 45 cm de comprimento.

A bagagem despachada tem que ter 23 kg, 50 cm de altura, 80 cm de largura e 28 cm de profundidade. Para mais informações no site oficial – Azul.

Como organizar a mala depois da viagem

Hora de voltar para casa, portanto nada melhor que manter a organização da sua mala. Sempre levo sacos plásticos para separar as roupas sujas das roupas limpas. Desse modo, sua bagagem vai manter arrumada.

Acesse nosso post – Passo a passo para planejar sua viagem.

Para ler mais

Circuito das Águas Paulista: 9 cidades com belos roteiros turísticos para conhecer

8 Estátuas do Cristo Redentor para conhecer – SP

10 Mirantes incríveis para conhecer no Interior de São Paulo

Gostou das dicas? Compartilha com seus amigos que gostam de viajar!

2 comentários sobre “Guia prático: 10 dicas para arrumar a mala de viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo
error: Conteudo protegido!