Praia do Jabaquara próximo ao Centro Histórico – Paraty/RJ

Brasil, Carousel, Paraty, Rio de Janeiro, Viagens , , ,

A Praia do Jabaquara localizada próximo ao Centro Histórico de Paraty chama atenção dos visitantes por ter águas calmas, visto que, torna-se um ambiente relaxante e ideal para práticas de esportes náuticos.

As práticas de esportes mais utilizadas são: vela, windsurf, canoagem, caiques, stand up padle. Além disso, para quem gosta de andar de bike fizeram uma ciclovia, possui calçadas extensas ao entorno da praia.

Assim, as pessoas utilizam o calçadão para fazer caminhadas e corridas, sendo a maior praia da região central de Paraty.

No final da praia encontra-se um manguezal, berçario de várias espécies da vida marinha, como peixes, moluscos e crustáceos.

Contém vários quiosques, restaurantes e pousadas, ou seja, tem uma excelente infra estrutura e atende as necessidades dos turistas.

Em frente à praia tem uma ilha e, para quem gosta de remar conseguem atravessar praticando o caique ou canoagem.

Em outubro/2020 ficamos hospedados em uma pousada na Praia do Jabaquara e gostamos muito, pois, está cerca de 10 minutos de carro para chegar no Centro Histórico.

Conhecida por ser palco do desfile Bloco de Lama, que sai da praia para as ruas do bairro no sábado de carnaval. Então, os participantes banham-se na lama do manguezal e incorporam adereços como palha no corpo.

Aproximadamente 4 mil pessoas participam da festa, atraindo assim, muitos turistas.

Museu Forte Defensor Perpétuo – Próximo a Praia do Jabaquara

Próximo do Jabaquara está localizado o Museu Forte Defensor Perpétuo, portanto, é uma excelente opção de atração para os turistas.

O acervo do museu estão, integrados, confeccionadas na Grã-Bretanha, como os canhões do tipo (padrão) “12 tiros”, que atirava uma bala pesando 6 kg, sendo assim, alcançava 2000 metros de distância, usando 2 kg de pólvora.

Amplamente usados no mar e na terra, entre os anos de 1730 e 1860. Assim, também fazem parte do acervo as “tachas” ou “caldeirões” para produção de açúcar.

Atualmente, o museu está sobre a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Museus IBRAM.

Endereço: Av. Orlando Carpinelli, 440 – Pontal, Paraty – RJ.

Para maiores informações acessem o site: Paraty, Turismo e Ecologia.

Fotos da Praia

Em conclusão, vale a pena ficar hospedado no bairro do Jabaquara, já que, fica próximo dos melhores pontos turísticos de Paraty. Dessa maneira, o turista poderá curtir a tranquilidade da Praia do Jabaquara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *