Conheça o Parque Tingui em Curitiba

Conheça o Parque Tingui em Curitiba

Conhecemos o Parque Tingui em outubro/2021 e gostamos muito. No local, passa o Rio Barigui lugar tranquilo e cercado pela natureza.

O parque encanta por sua beleza, apresenta assim, uma imensa área verde com 427.492 m² e o lugar é ideal para práticas de esportes. No parque tem playground, churrasqueiras, palco, campanário e a Praça Brasil 500.

Além disso, tem uma guarda municipal fazendo à segurança do local e dos arredores. Contudo, um portal antecede o Memorial Ucraniano chamando atenção dos visitantes.

O estacionamento é gratuito e também disponibilizam de sanitários, além de loja de souvenir. Mas para as pessoas que curtem fazer caminhada tem uma trilha de 3,3 km com lagos, pontes e mata nativa.

História do Parque Tingui

Conhecemos a história do Parque Tingui, e por sinal, achamos muito interessante. Assim, o nome do parque é uma homenagem ao povo indígena que foram os primeiros a habitar a região de Curitiba.

No entanto, Tinguis eram índios combativos aptos na execução de armas e utensílios de pedra. O parque têm várias entradas e em uma delas está a estátua do cacique Tindiquera.

Assim, à estátua, esculpida em bronze e em tamanho natural, mostra o índio carregando em uma mão o varapau com que demarcou o sítio da futura capital paranaense, e na outra, uma pinha, indicando as araucárias.

Memorial Ucraniano – Parque Tingui

O monumento que celebra a imigração ucraniana inaugurado em 1995 no Parque Tingui. Desse modo, no local está implantada uma réplica da capela cristã ortodoxa, dedicada a São Miguel, tendo ao seu lado o campanário.

As construções de madeira com arcada dourada é muito interessante, pois, nela acontecem eventos culturais e exposições de artesanato e peças de decoração.

Algumas peças artísticas – bordados, pêssankas (ovos pintados à mão em filigranas). Dessa forma, há no Memorial esculturas gigantes em forma de pêssanka.

Além disso, são realizadas algumas festas na comunidade ucraniana, como: a Benção dos Alimentos (sábado de Aleluia), a Festa Nacional da Colheita (outubro) e a Festa de São Nicolau (novembro).

Praça Brasil 500

Por fim, a Praça Brasil 500 Anos, inaugurada em abril/2020, em comemoração aos 500 anos do descobrimento do Brasil. Assim, tem formato de um disco de 15 metros de amplitude e a rosa-dos-ventos.

Destaca-se a importância dos antigos descobridores. Para mais informações entrar em contato no site oficial – Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba.

Como chegar de ônibus

A Linha Turismo para na frente do Parque Tingui, mas também tem outras opções:

Convencional Raposo Tavares, Fredolin Wolf ou Júlio Graff. Descer em frente ao Parque.

Mapa Google

Horário de Funcionamento

Das 6h às 20h, de segunda a domingo, porém, o Memorial Ucraniano é das 10h às 18h, de terça a domingo.

Portanto, a loja de artesanato segue o mesmo horário do Memorial Ucraniano.

Para ler mais

Maior restaurante da América Latina – o Famoso Madalosso

Jardim Botânico turistando em Curitiba – Sarapateando

Parque Tanguá cartão-postal de Curitiba

10 Mirantes incríveis para conhecer no interior de São Paulo

Circuito das Águas Paulista: 9 cidades com belos roteiros turísticos

Guia prático 10 dicas para arrumar a mala de viagem

Gostou do post do Parque Tingui? Se tiver outra sugestão sobre o parque deixe nos comentários!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo
error: Conteudo protegido!