A atraente cidade de Paraty, considerada Patrimônio Histórico Nacional, atrai turistas o ano todo. Portanto, preserva seus encantos naturais e arquitetônicos até nos dias de hoje.
A cidade fundada em 1667, tem a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, como padroeira. Assim, teve grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar, sendo considerada sinônimo de boa aguardente.
Passear no Centro Histórico, faz os visitantes voltar ao passado, visto que, onde até caminhar por entre as pedras “pés-de-moleque”, as ruas irregulares, as pessoas necessitam andar lentamente.
As edificações de seus casarões e igrejas barrocas, traduzem um estilo de época, dado que, incluem mansões com paredes caiadas em ruas, exclusivas para pedestres, pois, em vários lugares não podem passar veículos.
Paraty, após a abertura da Estrada Paraty-Cunha, e principalmente, depois que construíram a Rodovia Rio-Santos, na década de 70, a cidade torna-se polo de turismo nacional e internacional.
Contudo, a cidade encanta os visitantes com suas belezas naturais e seu excelente estado de conservação das suas construções.
O Centro Histórico possui 4 igrejas católicas, pois, a cidade carrega uma forte influência religiosa, vinda de Portugal.
As festas tradicionais que até hoje acontecem na cidade, como: Corpus Christi, Festa do Divino, Festa de Nossa Senhora dos Remédios, entre outras.
A gastronomia variada, inclui estilosos restaurantes e bares tradicionais, oferecendo assim, música ao vivo com mesas ao ar livre.
Várias lojas que vendem cachaças locais, roupas, acessórios e artesanatos. Para maiores informações acessar o site: Paraty, Turismo e Ecologia.
Museu de Arte Sacra – Igreja Santa Rita
A Igreja Santa Rita, edificada em 1722, é a mais antiga da cidade. Dessa forma, apresenta nos elementos internos, as características do barroco-rococó em algumas decorações, como: na talha policromada do altar-mor.
Considerada cartão-postal de Paraty, hoje o museu de Arte Sacra, possui um acervo de peças de barro, madeira e metal entre os séculos XVII até o início do século XX.
Entretanto, mesmo funcionando o Museu de Arte Sacra, ainda mantém sua função religiosa, principalmente, nas festas da cidade.
Cais de Paraty – Centro Histórico
A cidade de Paraty é um dos destinos turísticos mais procurados do país. No entanto, Paraty tem muito a oferecer, cercada por montanhas e cobertas pelo verde da mata atlântica e, também rodeada de Parques e Reservas Ecológicas.
Há mais de 60 ilhas e 90 praias em Paraty, sendo assim, boa parte delas somente são acessíveis por barco ou trilha.
A práticas de esportes de aventura predomina a cidade, dessa maneira, as trilhas pode-se caminhar por várias horas.
Dentre outras modalidades pode-se praticar a canoagem oceânica, a vela, o surf, e o mergulho autônomo. Além disso, o turismo representa para a cidade a sua maior fonte de renda.
O Cais de Paraty contém inúmeras embarcações, levando os visitantes nos mais belos passeios, localizado no Centro Histórico.
Como chegar do Rio de Janeiro e São Paulo a Paraty
A cidade está localizada no Estado do Rio de Janeiro, a cerca de 240 km e de São Paulo 270 km de distância. Entretanto, é comum engarrafamentos nos finais de semana e nos feriados prolongados.
A melhor rota saindo do Rio de Janeiro, é pela BR-101, ou seja, o percurso feito pelo litoral apresenta uma vista espetacular.
Para os motoristas que saem de São Paulo, o trajeto realizado pela BR-116, até Guaratinguetá. Assim, o percurso final é através da BR-459.
A rodovia Rio-Santos também é uma boa opção, porém, pode apresentar um maior movimento de veículos. Lembrando que, para quem faz o trajeto por São Paulo têm várias opções de percurso.
Qual cidade histórica no Brasil vocês mais gostam? Deixe nos comentários! A cidade de Olinda em Pernambuco também é maravilhosa vale a pena conhecer!