10 destinos de águas termais no Brasil

10 destinos de águas termais no Brasil

Os destinos com águas termais no Brasil são muito procurados pelos turistas, pois, contém muitos benefícios para saúde.

As águas termais são famosas pelas propriedades terapêuticas, proporcionando assim relaxamento do corpo, alívio de dores, sensação de bem-estar, alivia o estresse, entre outros benefícios.

Portanto, no Brasil tem inúmeros lugares para apreciar e relaxar em diversas regiões. Descubra neste post todas as informações necessárias para você planejar sua próxima viagem com estes atrativos.

Confira 10 lugares com águas termais no Brasil e programe-se para conhecer.

O que são águas termais?

As águas termais são águas captadas de fontes minerais naturais com temperaturas mais elevadas.

Desse modo, esse processo acontece porque as fontes termais são aquecidas pelo calor geotérmico, ou seja, calor do interior da terra.

Então, as águas minerais possuem propriedades terapêuticas, visto que ao penetrarem no subsolo diluem em sua composição os minerais das rochas, cada água mineral é sempre única.

Estâncias Hidrominerais

As estâncias hidrominerais no Brasil são famosas e os turistas procuram para banhos de imersão, terapias com águas minerais próprias de cada região, jacto de água ou vapor.

Além disso, ingerir essa mesma água quando lhes são reconhecidas propriedades medicinais.

Milhares de pessoas buscam estas águas termais por vários motivos, principalmente, pelo poder de cura relacionados com algumas doenças, como: doenças respiratórias, insônia, problemas de pele, entre outras.

Por possuir tantos benefícios, as estâncias hidrominerais são verdadeiros pontos turísticos com excelentes infraestruturas para tudo o que as águas termais têm a proporcionar.

10 melhores destinos de águas termais no Brasil – Confira!

  • 1 – Águas de Lindóia – SP
  • 2 – Águas de São Pedro – SP
  • 3 – Olímpia – SP
  • 4 – Serra Negra – SP
  • 5 – Monte Alegre do Sul – SP
  • 6 – Poços de Caldas – MG
  • 7 – Caldas Novas – GO
  • 8 – Rio Quente – GO
  • 9 – Foz do Iguaçu – PR
  • 10 – Lins – SP
Seguros Promo

1 – Águas de Lindóia – SP

Águas de Lindóia, pertence ao circuito das águas paulista, assim é considerada estância hidromineral do estado de São Paulo.

O Balneário Municipal contém muita história, saúde e bem-estar, atualmente, têm banhos para tratamentos de mazelas, mas também banhos relaxantes.

Além disso, oferece drenagem linfática, ducha escocesa, entre outros serviços – clique aqui e acesse o site oficial.

Sem contar que, a cidade apresenta muitos atrativos para os turistas, sendo assim algumas opções de passeios: passar o dia na Fazenda Morro Pelado e aproveitar os esportes de aventura.

Subir no Morro do Cruzeiro oferece uma vista privilegiada da cidade, além do mais, o Cristo Redentor fica localizado no local e você poderá contemplar à vista da Serra da Mantiqueira.

Aproveitar as compras nas lojinhas da rua Minas Gerais têm muitas lembrancinhas, e também relaxar na Praça Adhemar de Barros, sendo que a praça é procurada para caminhadas e descanso.

2 – Águas de São Pedro – SP

Águas de São Pedro é considerado o menor município do estado de São Paulo, efetivamente, chama atenção dos turistas.

Sobretudo, é uma das cidades paulistas com estâncias hidrominerais, ou seja, possui fontes de águas termais que atrai muitas pessoas para a cidade.

A praça Doutor Otávio de Moura Andrade é bem famosa, visto que acontece vários eventos no local. Na cidade tem trenzinho para animar as crianças e o famoso Fontanário Municipal.

O Fontanário Municipal, localizado na rua Pinheiros no centro da cidade oferece fontes de águas medicinais.

Cada fonte tem um tratamento diferenciado na água, assim as pessoas podem encher suas garrafas e levar para casa, lembrando que não pode misturar os tipos de águas.

As categorias de águas são: Fonte da Juventude, Fonte Gioconda e Fonte Almeida Sales, desse modo cada fonte apresenta diferentes tratamentos medicinais.

Acesse nosso post desta cidade incrível e veja vários outros atrativos – clique aqui.

3 – Olímpia – SP

Olímpia é a cidade das águas termais e dos parques aquáticos do interior de São Paulo. Dessa forma, você encontra muita diversão para toda família.

A principal atrações é o famoso Parque Thermas dos Laranjais com muitas atrações de aventura, apresenta assim mais de 55 atrações, a maioria delas com águas quentes circulantes.

Portanto, dá para relaxar e aproveitar cada momento, lembrando que o parque é o mais visitado do Brasil e da América Latina.

Destacam-se algumas atrações, como: o famoso lendário (um toboágua com 5 pistas, duas de boias e três de capsulas, onde você perde o chão a 28 metros de altura e pode alcançar velocidades que ultrapassam 70 km por hora).

A montanha-russa aquática com altura de 20 metros e 370 metros de extensão, desse modo chama atenção dos turistas.

Outros lugares como: Vale dos Dinossauros, Praia do Mirante e o Hot Beach também são excelentes opções para curtir com a família.

4 – Serra Negra – SP

Serra Negra é considerada Estância Turística Hidromineral, além de oferecer descanso junto a natureza os turistas aproveitam suas águas minerais com funções terapêuticas.

A descoberta das propriedades radioativas das águas em 1938 levou à criação, sua composição mineral, revelou serem as águas minerais indicas para o tratamento de saúde.

A cidade tem no turismo sua principal atividade econômica, visto que impulsionou a criação de uma rede hoteleira de qualidade.

O comércio nas ruas chama atenção dos turistas, pois, as lojas ficam abertas durante todo o final de semana.

Afinal, nada como sair para curtir com a família e fazer compras e aproveitar para saborear uma excelente gastronomia.

Portanto, hoje, Serra Negra atua nos seguimentos de Turismo Rural, Ecoturismo, Turismo de Negócios e Eventos, Turismo de Aventura, Turismo de Esportes e Turismo Cultural.

5 – Monte Alegre do Sul – SP

Monte Alegre do Sul, faz parte do Circuito das Águas Paulista é considera Estâncias Hidrominerais pelo estado de São Paulo, devido à qualidade de suas águas.

Na cidade, tem o Balneário Municipal da Estância de Monte Alegre do Sul, cercado por natureza exuberante chama atenção dos visitantes.

Além do mais, oferece vários serviços relaxantes, como: banho de espuma e imersão, hidromassagem, ducha escocesa e circular, saunas úmida e seca, ducha simples, massoterapia e estética.

A cidadezinha com seu charme tem vários atrativos e pontos turísticos, por isso aproveite para conhecer e curtir cada momento com a família.

Alguns atrativos, como:

  • Locomotiva da Mogiana (o trem, desativado em 1966 encontra-se em exposição no Centro Cultural José Peschiera);
  • O Mirante do Cristo é lindíssimo para fotografar e do alto à vista da cidade é privilegiada;
  • Santuário do Senhor Bom Jesus, localizado no centro, sendo o único santuário da região sua construção foi inspirada na igreja italiana de “II Gesú” de Roma;
  • A Cachoeira das Andorinhas com quedas d’águas com cerca de 10 metros de altura é a maior e a mais procurada do Rio Camanducaia);
  • Cidade das Artes, são pequenas edificações abrigam uma exposição permanente com releituras de obras de grandes artistas, desse modo o local encanta as crianças e adultos.
  • Fazenda Experimental, antiga fazenda na década de 40, foram criadas as primeiras mudas de morango do Estado, lembrando que na cidade tem a Festa do Morango.

6 – Poços de Caldas – MG

Poços de Caldas têm fontes de águas minerais utilizadas em diversas terapias, desse modo chama atenção dos turistas.

No município, contém paisagens exuberantes, pois, é rodeado por montanhas. Para os visitantes que procuram a cidade para fazer terapia, o Thermas Antônio Carlos é uma excelente opção e contém diversos serviços.

Apresenta assim, uma história de tradição e bem-estar. Confira alguns deles: banhos termais, massagens, tratamentos faciais, terapias holísticas e medicina oriental.

Alguns pontos turísticos, como: passear no centro da cidade e conhecer o relógio das flores, teleférico, o Cristo Redentor e a Pedra Balão.

Além disso, têm cachoeiras que encantam por sua beleza, o Mercado Municipal para os visitantes apreciar produtos orgânicos de Minas Gerais.

7 – Caldas Novas – GO

Caldas Novas é conhecido por ser a maior Estância Hidrotermal do mundo. Dessa forma, possuem águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 43º a 70º.

A cidade recebe muitos turistas em qualquer época do ano, desse modo conta com uma grande rede hoteleira.

Além disso, outra atração é o ecoturismo, uma vez que se encontra às margens do lago da represa de Corumbá e ao lado da Serra de Caldas.

Contudo, possui centenas de piscinas com águas termais nos hoteis e parques aquáticos que atraem os turistas em busca de laser e diversão.

Conheça o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas para quem ama ter contato com a natureza, cercado por vegetação e trilhas. Confira os pontos turísticos da cidadeClique aqui!

8 – Rio Quente – GO

O município de Rio Quente localizado no estado de Goiás têm muitos atrativos turísticos, principalmente, em relação às águas termais.

Na cidade, os turistas encontram muitas opções de hospedagens, como: resorts, hoteis, chalés e pousadas.

Além disso, suas principais atrações são os parques aquáticos que fazem muito sucesso devido suas águas quentes.

No bairro Esplanada encontra o complexo turístico da cidade, como o Hot Park é um dos maiores parques do Brasil e foi o primeiro do mundo nesta categoria.

A região é considerada a maior estância hidrotermal do planeta, com uma vazão de 7,5 milhões de litros de águas por hora.

9 – Foz do Iguaçu – PR

Foz do Iguaçu, contém muitas atrações turísticas como as Cataratas do Iguaçu com paisagens incríveis, porém, a cidade tem muito mais a oferecer aos turistas.

O Mabu Thermas Grande Resort está localizado sobre a maior fonte de águas termais do planeta, o Aquífero Guarani.

Desse modo, as águas se renovam a cada 4 horas e afloram nas piscinas e praias do complexo, com aproximadamente 36º.

10 – Lins – SP

Lins, localizado no estado de São Paulo apresenta uma temperatura quente no período do verão, assim atrai muitos turistas.

A cidade oferece turismo rural do Campestre e do Rio Dourado, desse modo reúnem principalmente atrações gastronômicas e de lazer.

Além disso, a cidade conta com um Resort Blue Tree Park com amplo parque aquático com águas termais.

As piscinas de águas termais, distribuídas em 2800 metros de espelho d’água, natural, mineral e corrente, atingem temperaturas de 38º a 42º célsius.

As águas termais são uma das maiores atrações do Thermas de Lins, vindo diretamente do Aquífero Guarani, oferecem propriedades terapêuticas e bem-estar.

Além disso, é ideal para o alívio do estresse, rejuvenescimento e no auxílio no tratamento de muitos desiquilíbrios do organismo.

Monte sua viagem aqui!

O Blog Sarapateando tem diversos parceiros. Ao clicar nos links abaixo vocês ajudam a manter o site e não pagará mais por isso. Assim, continuaremos trazendo mais conteúdos para o blog. 

  • BOOKING – Hospedagens, hoteis, pousadas, casas e apartamento para temporada – Sempre fechamos nossas estadias com a BOOKING, pois disponibilizam os melhores preços! Acesse o site – Clique aqui
  • RENTCARS – Aluguel de carro – Compare os melhores preços em mais de 180 locadoras de veículos – Clique Aqui!
  • REAL SEGUROS – Compare e escolha o melhor Seguro Viagem – Clique aqui.
  • HOTEL URBANO– Oferece os melhores pacotes de viagens! Aproveite as promoções! Clique aqui.
  • AMAZON – compras online, entrega rápida – CLIQUE AQUI.
  • MAGAZINE LUIZA – compras online, entrega rápida – CLIQUE AQUI.
  • PASSAGENS PROMO – confira as melhores ofertas de passagens aéreas para sua viagem – CLIQUE AQUI.

Você já viajou para alguns destes destinos de águas termais no Brasil? Deixe nos comentários sua experiência, pois, serve como dicas para outros viajantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo
error: Conteudo protegido!