A cidade de Paraty no Estado do Rio de Janeiro, conhecida por suas belíssimas praias e ilhas, assim, atrai os turistas o ano todo.
A produção de pinga ajudou muito na economia local, em meados do século XVIII. Dessa forma, a cidade chegou a ter mais de 200 engenhos de pinga.
No ano de 1958, a cidade de Paraty, teve seu conjunto arquitetônico e paisagístico tombado pelo Iphan reconhecida como município histórico.
A cidade é formada por construções do período colonial e está localizada à beira-mar, ou seja, também está constituída pelas áreas da Serra da Bocaina (trecho da Serra do Mar).
Localizada junto à divisa do Estado de São Paulo, dado que, está a cerca de 298 km de distância da capital paulista.
Gostamos muito de conhecer a cidade de Paraty e neste post vamos deixar nossa experiência deste lugar incrível.
1 – Centro Histórico em Paraty e o Cais
Chegamos na cidade de Paraty e fomos conhecer a Pousada Pardieiro, escolhemos uma hospedagem no Centro Histórico, pois, por estar próximo de tudo facilita a locomoção na cidade.
A pousada possui uma excelente estrutura, sendo assim, está cercada de vegetação tropical da região. Oferece um café da manhã maravilhoso e contém estacionamento próprio.
Endereço da pousada: Rua Ten. Francisco Antônio, 74 – Centro Histórico, Paraty – RJ.
Passear no Centro Histórico, faz os visitantes voltarem ao passado, visto que, onde até andar por entre as pedras “pés-de-moleque”, as ruas irregulares, chama atenção dos turistas.
As construções de seus casarões e igrejas barrocas traduzem um estilo de época, dado que, somente os pedestres têm acesso às ruas.
O cais localizado no Centro Histórico contém inúmeras embarcações, levando os visitantes nos mais belos passeios.
Para maiores informações sobre o Centro Histórico, acessem o link abaixo:
O que fazer no Centro Histórico de Paraty/RJ – Sarapateando
2 – Passeio de Escuna em Paraty
Cerca de 65 ilhas compõem o cenário incrível da baía de Paraty, ou seja, uma baía de águas límpidas, que proporciona um passeio de barco extraordinário.
Fizemos o Passeio de Escuna com Pirata Cavendish, assim, conhecemos a Praia da Conceição, Praia Saco da Velha e a Ilha Comprida.
Acessem abaixo para ver o post desse dia extraordinário.
Passeio de Escuna em Paraty/RJ – Praias e Ilhas paradisíacas incríveis.
Duração do passeio das 11h até as 16h, aproveitamos muito e recomendamos.
3 – Trindade: Praia do Cepilho, Praia do Meio e Pedra que Engole
No 3º dia conhecemos Trindade, sendo um destino bastante procurado em Paraty, visto que, atrai turistas o ano todo.
Praias belíssimas, lugar calmo e tranquilo, dessa maneira, os visitantes ficam à vontade para passar o dia com suas famílias.
Na Vila têm muitos comércios, como: bares e restaurantes, lojas de roupas e artesanatos. Além disso, oferecem vários tipos de hospedagens.
Acessem o link abaixo deixamos registrado nosso dia nesse lugar incrível.
Trindade/RJ: Praia do Meio, Praia do Cachadaço e Pedra Que Engole.
Praia do Cepilho em Trindade/RJ – Sarapateando
4 – Praia do Jabaquara em Paraty
No 4º dia ficamos na Praia do Jabaquara até dar nosso horário de deixar a pousada. A Praia do Jabaquara está localizada próxima ao Centro Histórico, sendo assim, chama atenção dos visitantes por ter águas calmas.
Procurada para práticas de esportes náuticos, contém vários quiosques e restaurantes. Além disso, possui mercado e várias pousadas no local, atraindo assim mais turistas.
Para ler mais
Site da Prefeitura de Paraty – para maiores informações da cidade
Conclusão
Paraty é uma cidade para ir o ano todo, pois, contém muitas atrações e uma excelente gastronomia.