Circuito das Frutas: 10 cidades com roteiros turísticos – SP

Circuito das Frutas: 10 cidades com roteiros turísticos – SP

O Circuito das Frutas é composto por 10 cidades do Interior de São Paulo. Todas, expõem assim, opções de turismo uma tradição ao cultivo das frutas de mesa.

Os municípios tem vários passeios, mas nem todos estão ligados às frutas da região. Dessa forma, são cidades próximas a Campinas oferecem turismo rural, festas típicas, cultura e muita história.

As cidades que fazem parte são: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Louveira, Morungaba, Jundiaí, Valinhos e Vinhedo.

Desse modo, os municípios tem em comum à fruticultura, o setor rural na economia, tem a maior parte destinado a produção das frutas, como: uva, figo, goiaba, caqui, acerola, morango, pêssego, entre outras.

Para os turistas as cidades oferecem uma excelente estrutura de hotéis, pousadas, parques, bares e restaurantes. Assim, o contato com a natureza e as tradições da região atraem pessoas de todas as idades.

Nesse post, vamos apresentar a vocês o que cada cidade tem a oferecer, além das festas típicas de cada município.

1 – Atibaia

Localizada a cerca de 65 km de Campinas e 64 km da capital paulista, cultiva o morango. Apresenta assim, festa tradicional no mês de setembro – Festa do Morango.

Atrações como a Pedra Grande um mirante incrível, o Parque Edmundo Zanoni e o Teleférico de Atibaia. Além disso, tem o Museu de História Natural e turismo rural com a Fazenda Paraíso.

Acesse – O que fazer em Atibaia em um dia.

2 – Indaiatuba

O município de Indaiatuba está localizado a 98 km de São Paulo e a 28 km de Campinas. Dessa maneira, à fruta mais cultivada é a uva no mês de abril acontece a Festa das Frutas e Hortaliças.

Algumas atrações da cidade é o Parque Ecológico com extensa área verde, o Museu Ferroviário, Casa do Artesão, Mosteiro de Itaici e o Thermas de Indaiatuba.

Além do mais, na parte rural destaca-se o Sítio São José e o Sítio Bela Vista.

3 – Itatiba

A cidade de Itatiba à fruta mais cultivada é o caqui. Localizada a cerca de 31 km de Campinas e 84 km de São Paulo.

Destaca-se algumas atrações, como: O Zooparque Itatiba, sendo o maior zoo privado do Brasil, apresenta assim, o Museu Zooparque com muita história.

Além disso, tem o Parque Luis Latorre e o Museu Histórico de Itatiba. Já no roteiro rural inclui a Fazendinha Cheiro de Mato, Sítio São José, Rancho Mombuca, Centro Mandala, Shamballah e a Fazenda Pereira.

4 – Itupeva

O município de Itupeva à fruta mais cultivada é a uva. Desse modo, as festas tradicionais relacionadas às frutas são: Expo Uva que acontece em dezembro.

Localizado a 73 km de São Paulo e a 37 km de Campinas. Assim, as principais atrações é o turismo rural mantém as características do interior.

Destaca-se o Apiário Nona Emília, Sítio Vitória, Sitío Sassafraz, Engenho da Nica Preta e a Quinta Nossa Senhora Aparecida.

5 – Jarinu

Localizada a 68 km de São Paulo e a 58 km de Campinas. Pertence também a Aglomeração Urbana de Jundiaí. Dessa maneira, à fruta cultivada é o pêssego, as festas relacionadas às frutas – Festa do Morango que acontece em junho.

Além do mais, também tem à festa do pêssego que acontece no mês de outubro. As principais atrações da cidade fazem parte do turismo rural.

Desse modo, destaca-se Hotel Fazenda Terra Brasil, Centro cultural Tão Sigulda, Sítio São Pedro e o Parque D’Anape.

6 – Louveira

Localizada a cerca de 71 km de São Paulo e a 27 km de Campinas. Assim, a cidade de Louveira está situada a 690 metros de altitude, pouco abaixo da altitude média de Jundiaí.

Destaca-se no cultivo da uva, desse modo, o município apresenta as festas tradicionais relacionadas às frutas: Festa da Uva e Expo Caqui acontece no mês de maio.

As principais atrações envolvem o setor rural, já que, o Agroturismo que é forte na cidade. Apresenta assim, o Museu do Imigrante, Sítio Registro, Sítio Santa Rita, Fazenda Luiz Gonzaga e a Chácara Alvorada.

7 – Morungaba

Morungaba é considerada Estância Climática, pois, apresenta baixa temperatura como a principal atração. Localizada a 42 km de Campinas e 107 km da capital paulista, dessa forma, destaca-se pelo cultivo do maracujá.

A cidade é o ponto de encontro de motocicleta que percorrem rota de lazer. Assim, a Estância Climática tem atrativos para quem busca tranquilidade em meio à natureza.

Além disso, as principais atrações é o Parque Ecológico, lojas de doces e frutas, cachaças e trilhas para ciclistas.

8 – Jundiaí

Destaca-se no cultivo da uva, apresenta assim, festas tradicionais como a Festa da Uva e a Expo Vinhos que acontece em janeiro.

Localizada a 39 km de Campinas e a 58 km de São Paulo. A paisagem mais marcante é a Serra do Japi, já que, é uma área extensa de Mata Atlântica.

A cidade possui vários espaços de cultura, turismo e lazer. Dessa maneira, o município tem o Museu da Companhia Paulista, Parque da Cidade, Parque Botânico Eloy Chaves, entre outros.

O turismo rural é muito forte na região, desse modo, está entre eles a Fazenda Ribeirão, Fazenda Nossa Senhora da Conceição, Villa Brunholi, Adega Beraldo di Cale e o Sítio São Lázaro.

9 – Valinhos

Localizada a 10 km de Campinas e a 90 km de São Paulo. Destaca-se no cultivo do figo, dessa forma, as festas tradicionais relacionadas às frutas: Festa do Figo e Goiaba que acontece em janeiro.

O turismo rural são as principais atrações da cidade, como o Sítio Kusakariba, Adega do Tio Mário e a Chácara Santo Antônio.

10 – Vinhedo

Localizada a 22 km de Campinas e a 75 km de São Paulo. Destaca-se por ser um dos municípios com maior Índice de Desenvolvimento Humano.

O cultivo da uva é grande na cidade, assim, as festas tradicionais são duas – Festa da Uva e a Festa do Vinho, ambos acontecem em fevereiro.

As principais atrações são: Mosteiro Beneditino de São Bento, Parque Municipal Jayne Ferragut e Memorial do Imigrante.

Além disso, têm opções de turismo rural como Sítio Morada do Sol, Sítio Frediani, Alambique Andretta e a Chácara Alvorada.

Para maiores informações acesse o Site Oficial – Circuito das Frutas.

Para ler mais

Circuito das Águas Paulista: 9 cidades com belos roteiros turísticos

8 Estátuas do Cristo Redentor para conhecer – SP

10 Mirantes incríveis para conhecer no Interior de São Paulo

Passo a passo para planejar sua viagem

E você conhece o Circuito das Frutas? Qual festa típica é a sua favorita? Nos conte nos comentários. Bjos e até mais!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo
error: Conteudo protegido!