Centro Histórico de Curitiba – Sarapateando

Centro Histórico de Curitiba – Sarapateando

Não tem como visitar Curitiba e deixar de conhecer o Centro Histórico, já que, o lugar é famoso por abrigar construções antigas com uma grande importância cultural.

Conhecemos o Lago da Ordem considerado o coração do Centro Histórico, visto que, no local está inserida a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, a edificação mais antiga da cidade.

Então, atualmente, a Igreja São Francisco das Chagas é sede do Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba.

Aos arredores do Lago da Ordem funcionam vários bares e restaurantes, mas desde o século XVIII era conhecido pelo comércio variado no local.

Portanto, como (tradição) todo domingo no Lago da Ordem, desde 1973 acontece uma feira das 9h às 14h. Assim, tornou-se ponto de encontro da população que além de ir às compras em algumas barracas tem comida típica dos imigrantes que participaram da formação da cidade.

Neste post, vamos mostrar os monumentos históricos de Curitiba para você se encantar com o lugar.

Casa Vermelha no Centro Histórico

No meio do Lago da Ordem tem a Casa Vermelha paramos para registrar, pois a construção é de 1891 e hoje funciona bar e restaurante.

Porém, há muitos anos abrigada a sede de firmas comerciais e passou por vários donos.

Casa Romário Martins

A Casa Romário Martins do século XVIII conta a história de Curitiba através de exposições.

Palácio Garibaldi

Ao chegar no Centro Histórico o Palácio Garibaldi foi nossa primeira atração, dado que, fica próximo do relógio das flores.

O dia estava nublado bem propício para chover, por isso tivemos que ser breve e conhecer rapidamente todas as atrações.

A edificação do palácio está bem conservado, construído em 1904, dessa forma, o prédio estilo eclética com fachada neoclássica chama atenção dos visitantes.

Logo em seguida, está o relógio das flores localizado na Praça Garibaldi. Apresenta assim, oito metros de diâmetro, com os ponteiros confeccionados em fibra de vidro.

Ruínas de São Francisco

Atrás do Palácio Garibaldi encontra-se as Ruínas de São Francisco, visto que, o lugar tem muita história. As paredes de pedra são construção inacabada do que viria a ser a igreja.

Dessa maneira, hoje é patrimônio tombado pelo estado. Acesse o site – Gazeta do Povo para mais informações.

Igreja Presbiteriana

Achamos linda à fachada da Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba, inaugurada em 1934 tem estilo neoclássico. Assim, chama atenção dos turistas.

Acesse o site oficial da igreja para conhecer na integra toda sua história – Igreja Presbiteriana.

Memorial de Curitiba

Localizado no Centro Histórico o Memorial de Curitiba é um espaço cultural aberto ao publico gratuitamente. Dessa forma, tem exposições, apresentações musicais, eventos, palestras, entre outros. Site oficial – Memorial de Curitiba.

Igreja do Rosário

Localizada no Lago da Ordem, defronte a Praça Garibaldi, no Centro histórico. Desse modo, a igreja tem muita história construída em estilo barroco no ano de 1946.

Tombada pelo município, é uma UIP (Unidade de Interesse de Preservação), pois mantém as características neocolonial da cidade.

Fonte da Memória

No meio da Praça Garibaldi tem a Fonte da Memória foi instalada em 1995. Apresenta assim, formato de uma cabeça de cavalo servia como bebedouro aos imigrantes e tropeiros que vinham a cidade para vender seus produtos transportados por carroças e mulas.

Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

Ao descer a rua do Lago da Ordem lembra muito o Centro de Campinas, principalmente, a Rua Treze de Maio. Em razão de, ser parecido o calçadão que somente circula pedestres.

Após passar um túnel e caminhar um pouco chega na Igreja Basílica Menor construída em 1893, dado que, em estilo neogótico inspirada na Catedral da Sé de Barcelona.

Rua das Flores

Por último, passamos na Rua das Flores lugar cheio de comércio. Desse modo, a rua é toda cheia de canteiros e ficou conhecida na década de 70 por ser uma avenida onde somente pedestre pode circular.

Para ler mais

Jardim Botânico Turistando em Curitiba – Sarapateando

Parque Tanguá cartão-postal de Curitiba

Conheça o Parque Tingui em Curitiba

Bosque Alemão: Conheça um lugar encantado – Curitiba

Conheça o Bosque Zaninelli em Curitiba – Sarapateando

Conheça o Bosque do Papa – Curitiba

Maior restaurante da América Latina – Famoso Madalosso

Tudo para a sua viagem – Afiliados do Blog Sarapateando

Nada como poder escolher as melhores hospedagens, com conforto e segurança. Assim, através da BOOKING você reserva destinos no mundo inteiro.

Opções de cancelamento grátis, sempre fazemos nossas reservas pela BOOKING. Portanto, pesquise as avaliações das hospedagens e encontre o melhor preço.

Para viagem internacional nada melhor do que obter também um seguro viagem. Dessa maneira, você terá segurança caso aconteça algum imprevisto. Desse modo, indicamos a REAL SEGUROS.

E, também para sua comodidade caso não esteja de carro na sua viagem nada como poder alugar um carro para melhor locomoção nos passeios.

Dessa forma, também indicamos a RENTCARS compare os melhores preços em mais de 180 locadoras de veículos. Logo, vocês não terão nenhum custo a mais se acessar os links acima e ainda ajuda nosso blog a continuar produzindo conteúdos.

Conclusão

Enfim, o Centro Histórico de Curitiba é fantástico vale a pena percorrer as ruas e conhecer cada canto. Lembrando que, o local faz parte da rota da Linha Turismo.

Assim, para quem curte sair à noite, o Centro Histórico está cheio de bares e restaurantes.

Gostou do post? Compartilha com os amigos e deixe um comentário! Beijos e até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo
error: Conteudo protegido!